Perder barriga é o desejo de muitas pessoas, visto que o acúmulo de gordura nessa região é uma questão que incomoda, não só pelas questões estéticas, como também pelo impacto na saúde de cada um.
Tendo em vista que o aumento da gordura abdominal pode gerar um volume que compromete outras funções do corpo, como dificuldade de locomoção pelo excesso de peso, favorecimento do acúmulo de gordura no fígado, entre outros.
Somado a isso, esse acúmulo também está relacionado à alterações nos níveis de gordura no sangue, como aumento de triglicérides e diminuição dos níveis de HDL (colesterol bom), o que. pode estar correlacionado ao surgimento de enfermidades, por exemplo, a diabetes.
A gordura abdominal também está relacionada ao aumento do risco de desenvolver outros quadros, como a resistência periférica à insulina, que pode resultar em um quadro de diabetes.
Por isso, é importante buscar formas de eliminar o excesso de gordura na região abdominal. Entretanto, um dos problemas que envolvem perder barriga é a dificuldade de se eliminar gorduras localizadas, o que exige um maior esforço e boas estratégias para conseguir um resultado satisfatório e em um menor tempo.

Qual o jeito mais interessante de perder gordura da barriga?
A melhor maneira de perder barriga é por meio de um acompanhamento multiprofissional, que associa de maneira estratégica e eficiente os hábitos alimentares, bem como a realização de exercícios físicos.
Para casos mais complexos, como os de obesidade de maior grau, é possível também que sejam recomendados outras intervenções médicas, que auxiliem na perda de gordura corporal, tais como:
Balão intragástrico
Essa é uma intervenção não cirúrgica, que envolve a colocação de um balão intragástrico, por meio de um procedimento endoscópico, com o paciente sob sedação leve. Dessa forma, ao alcançar o estômago o balão é enchido e ocupa um espaço, de maneira que a sensação de saciedade ocorre após o consumo de menores quantidades de alimento.
Entretanto, é importante associar essa medida à prática de exercícios e a melhoria de hábitos alimentares, Isso porque essa intervenção não é permanente, pois o tratamento com o balão dura entre 6 meses a 1 ano dentro do estômago do paciente.
Por isso, para que se consiga atingir o objetivo de perder barriga, são necessárias mudanças no estilo de vida.
Gastroplastia/cirurgia bariátrica
Em alguns casos, pode ser indicada a realização de cirurgia bariátrica. Entretanto, essa intervenção é cirúrgica e invasiva, sendo indicada para casos em que os demais procedimentos não foram eficientes ou em casos de indicação médica direta para esse procedimento pelo fato do paciente apresentar comorbidades que justifiquem a operação.
É importante lembrar que para esse procedimento também é necessário aderir a dietas e exercícios físicos após a recuperação, para que os resultados, como o de perder barriga, possam ser mantidos a longo prazo.
O que devo comer para perder a barriga?
A alimentação ou dieta para perder barriga deve ser orientada por um profissional médico, como nutrólogo, ou por um nutricionista.
É importante compreender que não existem dietas milagrosas e que o uso indiscriminado de chás e medicamentos para emagrecimento podem colocar a saúde em risco, principalmente aqueles não aprovados pela Anvisa.
Por isso, manter o acompanhamento multiprofissional é o ideal para obter uma boa dieta e perder barriga. Porém, algumas dicas gerais podem ser oferecidas, como:
- Evitar consumo excessivo de gorduras e carboidratos;
- Evitar o consumo de alimentos processados;
- Adicionar legumes, frutas e verduras às refeições;
- Ingerir bastante água, entre outros.
É possível perder gordura da barriga em 7 dias?
Estabelecer prazos ousados podem até ser prejudiciais ao paciente, tanto do ponto de vista clínico quanto psicológico, tendo em vista que pode gerar ansiedade e levar a pessoa em tratamento a não observar todas as orientações do tratamento, levando-o a prejudicar sua saúde, no ponto de vista psicológico, caso não alcance a sua meta ousada, pode gerar a sensação de frustração e levar ao desânimo com seu tratamento.
Perder barriga rápido: quais os ricos?
Apesar de ser possível notar mudanças já na primeira semana, em alguns casos e tratamentos, é preciso tomar cuidado com promessas de emagrecimento quase que instantâneas. Principalmente, como já descrito, aquelas que utilizam de métodos medicamentosos ou chás milagrosos.
Isso porque alguns desses componentes, além de não fazer efeito, podem ser tóxicos para o organismo. Além dessas duas formas, é importante também se atentar a dietas que estão “na moda” e que são propagadas por pessoas não capacitadas em relação ao assunto.
Isso porque a elaboração de uma dieta é algo completamente individual e que considera as particularidades de cada indivíduo, como rotina de trabalho e/ou estudo, metabolismo, condição hormonal, entre outras.
Além disso, é importante entender dois pontos. O primeiro é que dieta não é sinônimo de não comer ou não ingerir alimentos fora do padrão de saúde, mas sim ter equilíbrio entre os alimentos. É claro que no caso de pacientes em tratamento com o uso do balão intragástrico, por exemplo, num primeiro momento, uma dieta mais restritiva poderá ser adotada.
Entretanto, ao longo do tempo ela deve ser adaptada para ser seguida ao longo da vida. Com isso, tem-se o segundo ponto, em que a realização de uma dieta não deve ser encarada como algo temporário, sim como uma nova etapa que culminará num estilo de vida saudável a ser adotado ao longo da vida.
Agende uma consulta com o Dr. Mauro Jácome, especialista com mais de 20 anos de experiência no ramo do emagrecimento e verifique qual a melhor intervenção para você não só perder barriga, mas também ter hábitos de vida mais saudáveis.