O emagrecimento rápido é um desejo frequente em quem quer vencer a obesidade. Isso acontece principalmente porque, ao contrário do ganho de peso que pode ser um processo fácil, perder gordura exige disciplina e comprometimento do indivíduo em todo o processo.
Porém, é importante não desanimar nesse período, visto que a obesidade é uma doença crônica que está relacionada a diversos riscos para a saúde. Entre essas complicações, estão:
- Diabetes mellitus tipo 2;
- Hipertensão arterial sistêmica;
- Doenças cardiovasculares;
- Inflamações e desgastes de ossos e articulações;
- Colesterol alto;
- Distúrbios do sono, entre outros.
Dessa forma, emagrecer, ou seja, perder gordura corporal, é um fator importante para reduzir as chances de desenvolvimento dessas doenças ou, em que já possui alguma delas, diminuir a sua gravidade e impactos.
Porém, para que o processo de emagrecimento, rápido ou não, seja eficaz e seguro para a saúde, deve-se ter cuidado em alguns pontos.
Emagrecimento rápido: quais os riscos?
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o principal risco de um processo de emagrecimento rápido é o método utilizado. Isso porque atualmente existem diversos anúncios sobre produtos que ajudam na perda de gordura em pouco tempo.
Uso de medicamentos
Atenção! Atualmente, no Brasil, a legalidade da venda de medicamentos para a perda de peso ainda não é bem esclarecida, visto que a lei de 2017 que permitia essa comercialização foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, estando sua regulamentação sob responsabilidade da ANVISA que ainda não se posicionou.
Chá detox
Além dos remédios, os outros produtos comercializados para emagrecer, como chás detox ou comprimidos supostamente naturais, também podem fazer mal à saúde. Isso porque, além de muitas vezes não ajudar na perda de peso, eles podem ser tóxicos para o organismo.
Dietas da moda
Outro ponto que se deve ter atenção é em relação às dietas do momento. Isso porque o ideal não é ficar sem comer por muitas horas ou comer apenas alguns tipos de alimentos.
O emagrecimento de forma saudável, demanda de acompanhamento nutricional e suporte de um médico.
Isso é fundamental para construir uma reeducação alimentar que assegure a ingestão dos nutrientes necessários e uma boa qualidade de vida, evitando tornar o processo de emagrecimento rápido sofrido.
Mas, afinal, é possível então passar por um processo de emagrecimento, que seja eficaz e seguro para a saúde? Confira a seguir o que pode ser feito.
Procedimentos para um emagrecimento rápido
O primeiro passo para conseguir um emagrecimento rápido é buscar por acompanhamento médico especializado. Nesse sentido, procure um profissional de confiança.
Além disso, é importante entender que a rapidez do emagrecimento está diretamente relacionada com a urgência que esse processo tem na saúde do indivíduo.
Isso significa que um prazo de alguns meses pode ser o ideal é considerado rápido para alguns pacientes, porém, nos casos em que a obesidade já traz complicações para a saúde, pode ser necessária uma intervenção imediata.
A partir disso, algumas opções podem ajudar nesse processo, sendo uma delas as cirurgias invasivas de redução de estômago. Porém, como são procedimentos cirúrgicos abertos, em pacientes que já possuem risco aumentado devido a obesidade, existem alguns riscos, como a ocorrência de:
- Embolia pulmonar, que é causada pelo entupimento de vasos do pulmão;
- Fístulas internas;
- Sangramento no local da incisão ou interno;
- Vômitos e diarreia, entre outros.
Atualmente existem procedimentos pouco invasivos que também atuam no emagrecimento, sendo alguns deles:
Gastroplastia endoscópica
Esse procedimento consiste na realização de uma redução do tamanho funcional do estômago, sem a necessidade de uma cirurgia aberta. Assim, nessa técnica é utilizado o endoscópio (aparelho de endoscopia) e, por meio deste, consegue-se acesso ao estômago, onde são feitas suturas em alguns pontos.
Dessa forma, o tamanho útil do estômago é reduzido, fazendo com que ele tenha uma menor capacidade para a comida e, consequentemente, propiciando o emagrecimento.
Assim, por meio da gastroplastia endoscópica, que também é conhecida por endosutura gástrica, é possível acelerar o processo, sendo útil principalmente para obesos que possuam IMC (índice de massa corporal) acima de 30 ou que já tenham repercussões à saúde.
Além disso, como não é necessário realizar incisões, esse método permite uma recuperação mais rápida e menos sofrida, em comparação com a cirurgia bariátrica convencional.
Balão intragástrico
Outra opção para o emagrecimento é a colocação de um balão dentro do estômago, que atua também restringindo o seu tamanho funcional.
A diferença é que nesse método, junto com o endoscópio é inserido um balão vazio que, ao alcançar o estômago, é enchido com soro fisiológico e corante. Dessa forma, o espaço destinado ao alimento também fica reduzido.
Assim, além de auxiliar no emagrecimento, o balão intragástrico também atua na reeducação, tendo em vista que em função da sua posição no estômago do paciente ele dificulta a passagem do alimento, proporcionando ao paciente maior intervalo entre as refeições, ou seja o paciente sente fome menos vezes ao dia. Isso num procedimento pouco invasivo, de recuperação breve.
Dicas para conseguir um emagrecimento rápido
Agora que você já sabe os riscos que alguns produtos que prometem o emagrecimento rápido podem oferecer e já conhece os procedimentos pouco invasivos de redução da capacidade de armazenamento de alimento no estômago, confira algumas dicas práticas que são essenciais para emagrecer de forma saudável:
- Tenha o acompanhamento de um médico especializado em todo o processo;
- Discuta com seu médico como é sua rotina, seus desejos e encontrem juntos qual o melhor método de emagrecimento para você.
- Opte por métodos que facilitem a sua vida, seja pela praticidade ou pela rápida recuperação;
- Tenha compromisso e disciplina com você mesmo em todo o processo, pensando sempre no objetivo final;
- Procure um profissional que ajude na sua reeducação alimentar;
- Inicie uma rotina de atividades físicas.
Por fim, vale ressaltar que o ideal é sempre unir o procedimento escolhido a uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios, já que são fatores essenciais para a saúde e a manutenção do peso.
Agende um atendimento, tire suas dúvidas sobre o emagrecimento e cuidados com a sua saúde!