A busca pela perda de gordura muitas vezes leva o indivíduo a buscar dicas para emagrecer rápido, mas, afinal, como alcançar de verdade essa rapidez no emagrecimento?
Em primeiro lugar, antes de saber as principais dicas, é necessário entender o que significa exatamente emagrecer rápido. Isso porque, a importância da velocidade no processo de perda de peso está relacionada com a gravidade do quadro.
Nesse sentido, uma pessoa que está obesa e já possui complicações relacionadas a isso, como diabetes ou doenças cardiovasculares, deve emagrecer o mais rápido possível para diminuir os riscos à saúde.
Por outro lado, um indivíduo que possui um menor grau de obesidade e ainda não apresenta comorbidades, pode passar por um processo menos radical, porém ainda é necessário disciplina em todo o período de tratamento independente do método escolhido.
É fundamental ressaltar isso, já que muitas vezes algumas pessoas aderem a métodos arriscados e que comprometem a saúde, simplesmente na tentativa de emagrecer rápido, sem terem passado por um atendimento profissional qualificado.
Confira a seguir algumas dicas para emagrecer rápido, sem deixar de lado a saúde.

Dicas para emagrecer rápido
Procure acompanhamento profissional
Entre as dicas principais para emagrecer rápido, a primeira é ter suporte profissional em todo o processo, para que o emagrecimento seja feito de forma responsável e sem prejudicar a saúde.
Nesse sentido, o acompanhamento de um médico, ajuda a entender qual o grau da obesidade, quais os problemas de saúde já tem ou apresenta risco, o que pode ser feito em cada caso e o tratamento mais adequado à situação.
Isso porque os métodos escolhidos para o emagrecimento irão ser influenciados pelo estado de saúde de cada um, ou seja, se já há comorbidades ou não relacionadas à obesidade e, por isso, cada tratamento deve ser individual.
Assim, ao buscar acompanhamento profissional para tratar a obesidade, é possível obter orientações sobre:
- Grau de obesidade;
- Estado de saúde geral;
- Se as comorbidades pré-existentes estão controladas, como diabetes e hipertensão;
- Como emagrecer rápido funciona em cada caso;
- Quais métodos podem ser indicados;
- Como aderir a uma rotina de exercícios físicos;
- O que fazer para reeducar a alimentação, entre outros.
Além dos pontos já citados, o médico ao acompanhar o paciente também poderá contribuir em todo o processo, auxiliando na implementação da rotina mais saudável e mostrando os caminhos mais eficazes para o emagrecimento.
Descubra sobre os métodos não cirúrgicos
Ao buscar um acompanhamento médico, procure saber dicas sobre todos os métodos disponíveis para ajudar a emagrecer rápido. Nesse sentido, existem algumas possibilidades atualmente que podem ser ideais para ajudar nesse processo.
Entre essas opções está a cirurgia bariátrica convencional, que é feita por meio de uma incisão abdominal e pela redução do estômago a partir desse corte. Para essa cirurgia, existem diferentes métodos que deverão ser escolhidos pelo médico junto ao paciente.
Porém, algumas questões devem ser ressaltadas em relação a essa cirurgia, principalmente os riscos envolvidos, visto que é uma técnica invasiva, por isso possui riscos aumentados de complicações.
Também existem métodos não cirúrgicos e pouco invasivos que também visam reduzir o estômago e ajudar a emagrecer. Dessa forma, é possível conseguir o benefício, diminuindo os riscos à saúde. Esses métodos são:
Gastroplastia endoscópica
Entre as dicas para um emagrecimento saudável não cirúrgico, está a gastroplastia endoscópica, também conhecida por endosutura gástrica.
Essa técnica consiste na realização de uma redução de estômago, por meio de uma endoscopia, sem a necessidade de cortes ou incisões. Assim, com um endoscópio obtém-se acesso ao estômago, no qual são feitas pequenas suturas que reduzem o seu tamanho.
O resultado desse processo é um menor espaço para o armazenamento da comida e, em consequência disso, um processo inicial de emagrecimento mais acelerado.
Vale lembrar que a endosutura gástrica é indicada principalmente para os indivíduos que estão com o IMC acima de 30, ou seja, que possuem obesidade grau I, grau II ou grau III.
Além disso, por esse método ser pouco invasivo, há menores riscos de complicações à saúde, reduzindo também o sofrimento de um período de recuperação pós-operatório.
Balão intragástrico
O balão intragástrico é outro método não cirúrgico que visa a perda de gordura. Essa técnica também utiliza um endoscópio, que leva o balão, ainda vazio, até o estômago.
Ao chegar no órgão, o balão é enchido com soro fisiológico e com uma substância corante e, dessa forma, fica ocupando um espaço e ajudando na redução do estômago.
Tenha disciplina
A última das principais dicas para emagrecer rápido é a responsabilidade e disciplina para com a sua saúde. Isso porque, mesmo usando algum procedimento para o emagrecimento, os hábitos do dia a dia também são essenciais para manter o peso e a saúde.
Assim, fazer uma reeducação alimentar e aderir a alguma atividade física no dia a dia também são atitudes essenciais.
Agende um atendimento médico e saiba mais sobre as dicas para emagrecer rápido.