Os comprimidos para emagrecer são vistos por muitos como a solução mágica durante o processo de perda de gordura corporal, porém, deve-se estar atento a alguns pontos em relação a esse assunto.
Isso porque não existe nenhum milagre quando a questão é o emagrecimento, ou seja, para que a perda de peso seja saudável, é necessário conciliar diversas mudanças nos hábitos do dia a dia e a adesão a métodos e procedimentos variados deve ser acompanhada de um profissional qualificado.
Mas, afinal, você sabe o que são os comprimidos para emagrecer e como eles atuam no corpo? Confira a seguir essas informações e descubra mais algumas alternativas na hora de perder gordura corporal.

O que são os comprimidos para emagrecer?
Em primeiro lugar é necessário entender o que são comprimidos para emagrecer. Isso porque se você jogar essa expressão no seu mecanismo de pesquisa da Internet, aparecerão diversos tipos de produtos, sendo muitos deles sem eficácia cientificamente comprovada.
Um exemplo dessa situação são as substâncias vendidas como chás ou emagrecedores naturais, pois esses produtos podem ser vendidos sem receita. Essa facilidade no acesso faz com que esses chás sejam vendidos e consumidos sem o devido acompanhamento e orientação especializada.
O resultado disso é que, além desses comprimidos para emagrecer não atingirem seu objetivo que é a perda de peso, também podem comprometer a saúde, seja porque o indivíduo irá se alimentar de maneira inadequada por estar fazendo uso do medicamento ou até mesmo por intoxicação com a substância, tendo em vista que seu consumo não foi submetido a orientação profissional.
Por outro lado, ao pesquisar por “comprimidos para emagrecer” na internet, também irá aparecer uma lista de medicamentos que supostamente são feitos com o objetivo de perda de peso. No entanto, uma leitura atenta de suas bulas, revelará que seu objetivo não está diretamente relacionado com o tratamento de outros problemas de saúde, depressão, diabetes, problemas do aparelho urinário, por exemplo, isso, claro, tendo por efeito secundário a perda de peso.
O perigo nesse caso é que, como os remédios não são feitos diretamente para o emagrecimento, o seu uso desregulado pode gerar diversos efeitos colaterais e comprometer a saúde.
Comprimidos para emagrecer funcionam?
Os chamados comprimidos para emagrecer, em alguns casos, podem funcionar, apesar de, na maioria das vezes, não serem a melhor opção tendo em vista que não foram desenvolvidos com esse fim. Além disso, a sua indicação é controversa, haja vista que sua prescrição, comercialização e uso não estão devidamente regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Qual opção para emagrecer além dos comprimidos?

Como já foi citado, os comprimidos para emagrecer podem não ser a escolha mais eficaz e nem a mais segura na hora de perder gordura corporal. Mas, afinal, há alternativas na redução do peso?
Um método bastante difundido é a cirurgia bariátrica convencional. Porém, considerando que se trata de um campo cirúrgico aberto, seu período de recuperação pode demandar algum tempo, o que é natural neste tipo de procedimento.
Também existem métodos menos invasivos, mas com eficácia semelhante ao procedimento cirúrgico, como a colocação de um balão intragástrico ou a realização de uma redução de estômago por via endoscópica, a endosutura gástrica.
O primeiro método consiste na introdução de uma prótese em silicone cirúrgico no formato de um balão pela boca, ainda vazio, com o auxílio de um aparelho de endoscopia. Ao alcançar o estômago, essa espécie de bexiga é enchida e permanece lá dentro, fazendo uma redução funcional do tamanho do órgão, por ocupar parte do mesmo.
Já a segunda técnica, conhecida por endosutura gástrica ou gastroplastia endoscópica, se baseia na realização de pequenos pontos no estômago com o objetivo de reduzir o seu tamanho.
A sua diferença em relação à cirurgia bariátrica convencional é que esses pontos são feitos por meio de uma endoscopia, sem a necessidade de cortes.
Assim, esses dois procedimentos possuem o objetivo de reduzir o tamanho do estômago e, dessa forma, auxiliar na perda de peso com segurança.
Se você quer saber mais outros métodos que ajudam na perda de gordura, agende um atendimento.