A cirurgia bariátrica tem se tornado cada vez mais comum, e o pós bariátrica é um período que exige atenção e cuidados. Conhecida também como redução de estômago, ela é responsável por auxiliar pessoas obesas a se restabelecerem no peso adequado evitando prejuízos que a obesidade pode causar à saúde. Considerada uma patologia, tendo em vista que causa danos consideráveis à saúde, podendo afetar os diversos sistemas do corpo, por exemplo, cardiovascular, locomotor, respiratório, entre outros.
Considera-se obesa a pessoa cujo o Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30. Essa é uma definição que deve ser feita associada a exames clínicos, uma vez que pessoas com alto índice muscular também podem atingir índices elevados de IMC.
Faça o cálculo do IMC no final dessa página.
Como alternativa a esse preocupante quadro clínico, desenvolveram-se diversos métodos que visam colaborar para o processo de emagrecimento, sendo a cirurgia bariátrica um deles.
Em razão de sua baixa taxa de mortalidade, entre 0,1% à 1%, esse procedimento tem sido uma alternativa considerada para quem se encaixa no perfil indicado.
As indicações para a realização desse procedimento são pessoas que possuem obesidade grau III, ou seja, pessoas com IMC maior ou igual à 40. Além dessa indicação, a cirurgia também é indicada para pessoas que tenham IMC acima de 35 com doenças associadas, tais como: diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, entre outros.
De modo geral, algumas vantagens associadas à cirurgia bariátrica estão relacionadas com a elevada eliminação de peso em um curto período de tempo. Isso porque esse procedimento envolve a diminuição do espaço para a ingestão e armazenamento do alimento.
Entretanto, o período pós bariátrica exige uma série de cuidados para a manutenção dos resultados positivos desse procedimento e entendê-los podem, além da vantagem já citada, reduzir os riscos de complicações pós-operatórias.
Cuidados pós bariátrica
s questões relacionadas a pós bariátrica estão ligadas a forma com que a cirurgia é realizada. Dessa forma, quanto mais invasiva a cirurgia, mais complicado pode ser a recuperação.
Nesse sentido, existem diversos tipos de métodos utilizados para a cirurgia, sendo os tipos mais comuns de Operações Bariátricas:
- By-pass gástrico ou Fobi Capella;
- Gastroplastia de manga, sleeve ou gastrectomia de manga;
- Derivação biliopancreática (DBP);
- Bandagem gástrica.
Em relação aos cuidados pós bariátrica, eles são os mesmos independentemente do método ou do quanto a cirurgia é invasiva, o que altera de fato é o tempo em que a recuperação plena é alcançada, sendo eles:
Manter a hidratação e a nutrição adequados
![mulher bebendo água](https://dr.maurojacome.com.br/wp-content/uploads/2022/04/pos-bariatrica--1024x683.jpg)
A adaptação à nova forma de alimentação pós bariátrica é um desafio para muitas pessoas, uma vez que a capacidade estomacal está reduzida, mas a necessidade de ingestão de alguns elementos precisa ser a mesma, como é o caso da água.
O ideal é que tanto a água, quanto os alimentos, sejam ingeridos em pequenas porções ao longo do dia. Nos primeiros dias normalmente é indicado dieta líquida que gradualmente vai se tornando sólida após esse período inicial.
A prática de exercícios físicos durante esse período inicial também deve ser moderada, evitando grandes esforços. Dessa forma, o ideal é seguir a orientação médica.
É importante que nesse período o paciente esteja atento às questões nutricionais. Por isso, o ideal é que eles sejam monitorados regularmente, por meio de consultas, exames laboratoriais e avaliação nutricional, a fim de detectar prontamente quaisquer alterações metabólicas e nutricionais.
Além disso, todos os pacientes precisam de suplementos multivitamínicos diários, como ferro, cálcio, vitamina D, zinco e complexo B.
Cuidar da saúde mental
Outro ponto importante é o cuidado com a saúde mental, uma vez que passar por um procedimento cirúrgico complexo, lidar com as diversas alterações associadas ao período pós bariátrica, além de todas as questões prévias ligadas à obesidade pode ser um gatilho emocional.
Isso pode, por exemplo, levar à compulsão alimentar, o que pode gerar complicações no período pós cirúrgico. Por isso, é importante realizar acompanhamento psicológico e psiquiátrico antes e depois do procedimento.
Tem mais dúvidas sobre o período pós bariátrica ou quer saber mais sobre o procedimento e alternativas de emagrecimento não cirúrgicas? Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Mauro Jácome, especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.